Os 12 Olimpianos

Os 12 olimpianos são os principais deuses gregos.

Zeus

Zeus é o deus mais poderoso do olimpo e ele é o deu dos raios e do céu. Ele  é filho do titã Cronos e por isso é chamado de crônida. Ele é o terceiro patriarca da linhagem dos deuses, sendo o primeiro Urano e Crono o segundo, este último, no tempo que reinava, comia todos os seus filhos ao nascerem. Reia que era irmã-esposa de Cronos, oferece uma pedra a Crono no lugar de Zeus. Então quando Zeus cresce a Titã Métis(Prudência) dá a ele uma poção que faz com que Cronos vomite todos seus irmãos engolidos. Assim Zeus e seus irmãos começam uma guerra contra os titãs. No final os olimpianos vencem guerra,  depois da guerra Zeus vira o Rei do Deuses.

Hera

Hera é a deusa das mães,  do casamento e da família. A maior das deusas olímpicas, é esposa-irmã muito ciumenta de Zeus, filha de Crono e Reia. É famosa sua perseguição aos filhos bastardos do marido. Quatro são seus filhos: Hefesto, Ares, Hebes, Eilitia.

Posido

É o mair inimigo  de Odisseu, já que o Odisseu cegou seu filho, o Ciclope Polifemo. Posido é irmão de Zeus, e é o deus das águas, especialmente do mar. É o deus dos terremotos e por isso é chamado de "o que sacode a terra". Ele é o  gerador dos ciclopes, dos gigantes e do cavalo Areion. Posido também é conhecido como Poseidon.

Atena

É a deusa da Odisseia, guardiã incansável de Odisseu. É chamada "a de olhos glaucos (azul-cinza) e de Palas. Sem mãe nasceu da cabeça de Zeus. Zeus teria engolido a titânida Métis(Prudência) por medo da filha de Métis ser superior a ele, e, tendo uma grande dor de cabeça, pediu a Hefesto que o ajudasse. Este abrindo a cabeça de Zeus, nasce Atena, já adulta, toda armada e pronta para a guerra. Por ela, Zeus tem um amor especial: assim, ela sempre acaba por conseguir tudo do pai. É tanto deusa da guerra quanto das artes como das profissões. Sempre virgem, ama as ações heroicas de vários mortais, ajudando-os. Na Guerra de Troia, é a protetora principal dos gregos, Seu animal simbólico é a coruja. Atena carrega em seu escudo a cabeça da Medusa que lhe foi dada por Perseu. Assim como Odisseu, ela é famosa por ser astuta e não apenas forte fisicamente.

Afrodite

Deusa do amor, do sexo, da beleza. Algumas versões do mito dizem que Afrodite é filha de Zeus com Dione, outras versões falam que quando Cronos castrou seu pai Urano, os orgãos cairam no mar, assim se formou uma espuma branca que é da onde Afrodite emerge. O marido de Afrodite é o deus Hefesto, mas ela trai ele com o deus Ares. Há uma vez que na Odisseia ela é chamada de "a deidade que mora em Citera".

Ares

Deus grego da guerra. Filho de Zeus e Hera. Na Guerra de Troia ele estava do lado dos Troainos. Em guerra, ele é atendido por espíritos, especialmente Deimos e Fobos(Medo e Terror). Mais bruto que inteligente, ele nem sempre é o vencedor nas guerras. 

Apolo

Filho de Zeus e Leto e irmão gêmeo de Ártemis. Deus da adivinhação, das artes e da música. É também o deus arqueiro e podia matar muitos homens e cidades com suas setas na forma de pragas. É patrono dos médicos e é protetor dos pastores. É também o deus do oráculo de Delfos.

Ártemis

É a irmã gêmea de Apolo, seus pais sendo Zeus e Leto. Sendo a mais velha, logo depois de nascer ajudou a mãe a dar à luz seu irmão, e por isso resolveu nunca ter filhos: deusa virgem, se interessa apenas pela caça. Como seu irmão tem o arco como arma principal.

Hefesto

Deus do fogo e da metalúrgica,. Filho de Zeus e Hera. Há várias vertentes sobre sua história, mas a mais conhecida é que quando ele nasceu Hera atirou ele do monte olimpo, porque ele era feio.

Deméter

Deusa da fertilidade da terra, do milho e dos grãos. Filha de Cronos e Reia e irmã de Zeus, Hera, Poseidon, etc... Sua filha se chama Perséfone, que é casada com Hades.

Hermes

Deus dos mensageiros, sendo ele o mensageiro dos deuses, é também deus das barganhas e enganos. Filho de Zeus e Maia. Na Odisseia é chamado de Argeifontes e de Cilênio.

Dionisio

Deus do vinho, das festas, do lazer, do prazer e da folia. Filho de Zeus e de Sêmele. Sua mãe morre antes de lhe dar a luz, então Zeus coloca Dionisio na sua coxa, de onde depois nasce Dionisio.

As informações desse site foram retiradas do Livro Odisseia, da editora Nova Fronteira e esse site foi desenvolvido por João Pedro de Macedo Biasi
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora